Carta de Serviços

Carta de Serviços

A presente Carta de Serviços visa atender ao disposto no decreto do Ministério da Saúde nº 6.932, de 11 de agosto de 2009 e na Lei 13.460 de 2017. Neste instrumento será dado maior destaque aos serviços diretamente ligados às práticas assistenciais e suas formas de acesso.

Clique no setor de interesse para receber as informações.

A Carta de Serviços da UPA ÉDEN tem como objetivo demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria Municipal de Saúde, prestar informações ao público externo e interno e contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes.

A divulgação das informações quanto aos serviços de saúde oferecidos e suas formas de acesso contribuem para a organização da rede assistencial do SUS e favorece a humanização da assistência em saúde.

A UPA ÉDEN  funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e atende alta e média complexidade nas especialidade de clínica médica e pediatria. Possui também uma equipe multidisciplinar comprometida, cujo intuito é prestar assistência integral e com qualidade.

Como estrutura a UPA ÉDEN possui consultórios clínicos, consultórios pediátricos, sala de sutura, salas de medicação, sala de inalação,  laboratório, raio-x, sala de eletrocardiograma, observação adulto, observação infantil e sala de emergência.

Em relação às ocorrências, 97% são resolvidas na unidade. Desta forma, a população tem uma melhora no acesso, e há um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A UPA ÉDEN através de uma parceria iniciada em 26 de dezembro de 2023 entre a Secretaria Municipal de Sorocaba e a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, tem como objetivo de atender toda a região do Éden.

A UPA ÉDEN está localizada na Rua Miguel José Gimenez, nº 75 – Vila Éden – Sorocaba – SP.

*Fonte: Google Maps

A UPA ÉDEN deve ser procurada em situações que necessitem de atendimento de urgência e emergência. O paciente ao chegar na unidade retira uma senha, é chamado para fazer a ficha de atendimento e na sequência passa em triagem com o enfermeiro. Após triagem, conforme classificação de risco, o paciente é encaminhado ao atendimento médico. O médico definirá as condutas para atendimento realizando a investigação diagnostica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade de solicitação de exames e em casos mais avançados a necessidade de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Durante a triagem o paciente é acolhido, ouvido e guiado à consulta por um enfermeiro. Nesta consulta o paciente irá informar sua queixa e será realizada a tomada dos sinais vitais do paciente. A classificação de risco da UPA ÉDEN é baseada no Protocolo de Manchester que classifica o atendimento conforme a gravidade do caso. A classificação e tempo de atendimento médico é assim ordenada:

      • Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
      • Amarelo – Urgência: espera de até 60 minutos;
      • Verde –Semi – urgência: espera de até 120 minutos;
      • Azul – Não urgência: espera de até 240 minutos;
      • Documento de Identidade oficial com foto;
      • Cartão Nacional do SUS;
      • Certidão de Nascimento ou documento (se houver) para menores de 18 (dezoito) anos;
      • Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.

 Atendimento à Clínica Pediátrica: conforme Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), até 11 anos, 11 meses e 29 dias é considerado criança e ela pode ser atendida na especialidade pediatria.

A UPA ÉDEN trabalha com leitos em regime de observação, onde o paciente permanece até que sua vaga seja disponibilizada por um serviço de maior complexidade. O paciente que necessita de tratamento em serviço de maior complexidade é inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP) e a através dele a Regulação Municipal e Estadual fazem a busca por vagas nos hospitais referenciados. Assim que a vaga é disponibilizada, o paciente é transferido. O tempo de disponibilização da vaga não depende da UPA ÉDEN, e sim da disponibilidade dos hospitais. Porém todo o tempo em que o paciente permanece em observação, ele tem o seu tratamento realizado com todos os recursos disponíveis na unidade.

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15). Menores de idade não podem ser acompanhantes de pacientes. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. Pacientes em sala de emergência não é permitido acompanhante.

É permitida a troca de 2 acompanhantes por paciente por dia durante o período de 06h à 23h.

Todo acompanhante deve realizar cadastro na recepção.

Não é permitido o uso de enxoval pessoal (travesseiro, cobertor, lençol, etc) durante o período de atendimento ou internação.

Observação Adulto e Pediatria: visitas diárias de um familiar.

Horário: 16:30h às 17:00h.

Emergência: visitas diárias de um familiar.

Horário: 15:30h às 16:00h.

Todo visitante deve realizar cadastro na recepção.

Acompanhantes: Serão permitidas apenas duas trocas de acompanhante no dia.

Horário: 06:00h às 23:00h.

Pertences de Pacientes

Celular e produtos de higiene devem ser armazenados em saco ou sacola transparente. Alimentos não serão aceitos na unidade.

Horário de Entrega de pertences: das 10h à 12h no setor Ouvidoria.

Os pertences são de inteira responsabilidade do paciente e acompanhante.

A alimentação na unidade é direcionada somente aos pacientes em Observação, sendo ofertados café da manhã, almoço e jantar.

Os serviços de exames de diagnóstico são oferecidos somente aos pacientes em atendimento na UPA ÉDEN. Não serão aceitos encaminhamentos de outros serviços, com o objetivo de somente realizar de exames na unidade. A UPA ÉDEN segue protocolos municipais para realização de exames relacionados a pandemias, endemias, surtos e epidemias.

Horário de Funcionamento: 24 horas

Requisito: conforme solicitação do médico da unidade.

Horário de Funcionamento: 24 horas

Requisito: conforme solicitação do médico da unidade.

Horário de Funcionamento: 24 horas

Requisito: conforme solicitação do médico da unidade.

Horário de Funcionamento: 11h30 à 23h30

Requisito: Atendimento somente em situação de urgência e emergência.

A função da Ouvidoria é intermediar as relações entre pacientes e o hospital, promovendo a qualidade da comunicação, formação de laços de confiança e colaboração mútua. Através da Ouvidoria os usuários poderão registrar reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios, solicitar correção de atestado médico e encaminhamentos, solicitar correção de receita médica, solicitar documentos, solicitar cópia de prontuário e solicitar visita religiosa.

Orientações: Somente o paciente ou representante legal podem retirar os documentos.

Documentos Necessários: RG do solicitante do serviço, em caso de falecimento a Certidão de Óbito

Serviços Online: www.santacasasorocaba.com.br/ouvidoria

Horário de Atendimento: diariamente  das 9:00h às 21:00h

Contato: Telefone: (15) 3333-2100 / Whatsapp: (15)  3333-2150

O atendimento é direcionado para os pacientes em atendimento na Unidade.

Horário de Atendimento: Segunda-feira à sexta-feira das 7:00h às 19:00h.