A Instituição em Sorocaba

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba foi fundada no início de 1803, com o objetivo de manter um hospital para atender os pobres necessitados.

Atualmente, a Arquidiocese de Sorocaba, movida pela misericórdia aos mais pobres e doentes, volta a assumir o papel de protagonista no serviço caritativo da Irmandade. Em Assembleia extraordinária realizada no mês de julho de 2017, assumiram como Moderador o Arcebispo Metropolitano Dom Júlio Endi Akamini e como Diretor-Presidente o Pe. Flávio Jorge Miguel Júnior, que imbuídos de propósitos cristãos e com firme determinação, têm a missão de resgatar a brilhante história centenária da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

Características da Instituição

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, em consonância ao Sistema Único de Saúde – SUS, oferece atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade; atendimento de urgência e emergência; cirurgias eletivas e tratamentos clínico-cirúrgicas especializados. Todos os pacientes são oriundos das Unidade Básica de Saúde/UBS e da Unidade de Pronto Atendimento/UPA do Município de Sorocaba, bem como das demais cidades da Direção Regional de Saúde 16 – Sorocaba (RASS 8).

O usuário tem participação direta e ativa na Instituição, seja através da representação junto ao Conselho Municipal de Saúde, bem como através da ouvidoria, do Núcleo de Atendimento ao Cliente, das pesquisas de satisfação e opinião, das redes sociais, e-mail e reuniões abertas à população (acompanhantes e visitantes), sempre com transparência e buscando a humanização dos atendimentos.

Nos últimos anos, o atendimento no hospital Santa Casa é realizado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde.