Agosto Dourado terá atividades na Santa Casa de Sorocaba

Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.

Instituído pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba também realizará uma programação especial este mês para marcar o Agosto Dourado. De 8 a 11 de agosto, das 9 às 11h30 haverá uma Roda de Conversa com as nutricionistas, fonoaudióloga e enfermeira para falarem sobre a importância da amamentação. O público alvo são as mães internadas e convidadas

Em entrevista à Agência Brasil, a pediatra Eucilene Kassya Barros, professora do Instituto de Educação Médica (Idomed), disse que são inúmeros os benefícios da amamentação para mães e bebês. O leite que a mãe produz é o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos.

“Os bebês que mamam costumam passar menos tempo no hospital quando adoecem. São bebês que têm menos resfriados no primeiro ano de vida, menos quadros diarreicos nos primeiros dois anos de vida, menos risco de obesidade e de diabetes médias”. Para as mães, os benefícios da amamentação vão da redução de peso mais rápida no pós-parto a diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e  de câncer de mama e de ovário.

O leite materno evita doenças, porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando a progressão de infecções, além de reduzir a exposição e a absorção intestinal de alergênicos responsáveis pelas doenças respiratórias. Segundo a pediatra, a amamentação prolongada acima de seis meses, pode trazer ainda mais benefícios.

A amamentação reduz em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como pneumonia, bronquiolite e gripes. O aleitamento materno protege do risco de morte principalmente nos primeiros 5 anos de vida, período em que o risco costuma ser maior, independentemente de a criança ter comorbidades, ou não.

Doação de leite

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano e toda quantidade do leite materno é importante para salvar uma vida.

Os bebês e as famílias da UTI Neonatal da Santa Casa precisam de você.

Para doar ligue:

(15) 2101-8000 – ramal 7864