FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR DISFAGIA

Alimentar-se é necessário para uma vida saudável, porém muitas doenças e o processo de envelhecimento podem levar à dificuldade para deglutir; engolir. Esta dificuldade é o que chamamos de DISFAGIA.

Essa dificuldade para engolir, pode ser com alimentos de qualquer consistência e até mesmo com a própria saliva, ela ocorre em todo nosso trajeto digestivo, iniciando na boca até nosso estômago.

Em muitos casos a DISFAGIA por ser grave e requer uma atenção especial, pois o paciente pode apresentar um sério problema de saúde e precisa ser hospitalizado.

Por isso, a Santa Casa de Sorocaba conta com uma equipe de Fonoaudiólogas habilitadas para fazer o diagnóstico, a orientação e a reabilitação desses problemas da deglutição.

QUEM PODE SOFRER COM A DISFAGIA?

– recém nascidos (especialmente os prematuros);

– pessoas com infecções respiratórias;

– pessoas que sofreram algum trauma de face;

– pessoas com tumores de cabeça e pescoço;

– pessoas com danos neurológicos: AVC (derrame), Alzheimer, Parkinson, etc…;

– pessoas que apresentam rebaixamento do nível de consciência (sonolência, lentidão, etc…).

QUAIS OS SINTOMAS?

– tosses ou engasgos frequentes com os alimentos ou líquidos;

– alteração da voz durante a alimentação (voz parece ficar com pigarro);

– dor ao engolir;

– recusa alimentar (paciente não quer comer), diminuição do apetite;

– alimentos e saliva escorrem da boca;

– perda de peso;

– pneumonias frequentes;

– sensação de alimento parado da garganta;

– dificuldade ou lentidão durante a alimentação.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

A DISFAGIA pode levar a um quadro de desnutrição e desidratação. O paciente pode broncoaspirar o alimento (o alimento vai para o pulmão) causando pneumonia aguda ou uma doença pulmonar crônica, podendo até levar a morte.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DISFAGIA

A Equipe de Fonoaudiologia da Santa Casa de Sorocaba avalia e cria estratégias específicas para cada paciente, cujo objetivo é a garantia de uma alimentação saudável e segura e também uma hidratação adequada.

O Fonoaudiólogo é também o profissional responsável pelo processo de retirada da via alternativa de alimentação; das sondas para alimentação.

Ele, juntamente com o Fisioterapêuta, realiza também o trabalho para retirada das cânulas de traqueostomia, mas esse é um assunto para um próximo tema.