HCM – Hospital do Câncer Divina Misericórdia Inaugura Ampliação

No dia 05 de julho, às 9h30 será a Inauguração da Ampliação do HCM – Hospital do Câncer Divina Misericórdia, novos consultórios médicos, sala de atendimento multidisciplinar, sala de voluntariado e o Centro de Infusão (local onde medicamentos endovenosos e subcutâneos são administrados em pacientes com doenças autoimunes). A Unidade ficará dentro do estacionamento da Irmandade Santa Casa de Misericórdia.

O Centro Oncológico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, foi habilitado em março de 2008. A partir de Junho de 2022 houve a ampliação da oferta de serviços e passou a ser denominado como HCM – Hospital do Câncer Divina Misericórdia.

O HCM atende toda a população sorocabana e a RMS (Região Metropolitana de Sorocaba), no total de 48 municípios, e também oferece vagas reguladas para outros munícipios do estado de São Paulo.

Atendimento

Atualmente o HCM faz, mensalmente, em média, 4524 atendimentos na oncologia e radioterapia, sendo cerca de 230 por dia. São 500 pacientes que fazem tratamento de próstata por mês.

Após o diagnóstico confirmado de câncer, o paciente é inserido ao Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo) pelo local que realizou o diagnóstico. O Siresp fará a regulação para o local que tenha a vaga mais próxima para o início do tratamento oncológico.

Novas instalações

Ainda este ano será inaugurado o novo prédio de interligação da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, com 16 leitos cirúrgicos na Oncologia; 15 para cuidados paliativos e 18 para atendimento de intercorrência clínica.

Haverá também parcerias com entidades de Sorocaba que fazem atendimento para pessoas com câncer, além de apoio a pacientes ostomizados.