Novos voluntários participam de Encontro de Formação na Santa Casa

Padre Flávio

Nesta sexta-feira (14) vinte e seis pessoas participaram do Encontro de Formação de Voluntariado da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. A atividade foi aberta pelo padre Flávio Jorge Miguel Junior, diretor-presidente do nosso Hospital, que falou sobre a importância de ser voluntário e ajudar as pessoas.

Excepcionalmente a abertura do curso ocorreu na Capela Nossa Senhora dos Remédios, em razão do Dia de São Camilo de Léllis, um religioso italiano conhecido por ser o fundador da Ordem dos Camilianos ou Ordem dos Ministros dos Enfermos.

Benedita Aparecida Rossi, a Bene, coordenadora do Voluntariado, deixa claro que, independente da religião, todas as pessoas podem ser voluntárias, desde que participem do Encontro de Formação, quando é apresentado o Estatuto e as áreas de atuação.

Atualmente a Santa Casa de Sorocaba conta com 31 voluntários ativos e cerca de 20 que ficam na retaguarda, fazendo artesanato, doadores para os lanches que são oferecidos, entre outros.

Após a abertura do Encontro, o setor Jurídico da Santa Casa explanou sobre o estatuto do voluntariado e na sequência os assuntos debatidos foram voluntário assistencial, aspectos sociais (oncologia), áreas de atuação (nutrição e rouparia), identificação do paciente, integração (segurança do voluntário), compromisso/escala e integração (visita ao hospital).

Relato

Durante o encontro, a nova voluntária Francisca dos Passos Maragno Rigonato fez um relato no qual contou que foi paciente do setor oncológico da Santa Casa e ficou encantada com o acompanhamento que recebeu dos voluntários, por isso resolveu participar do Encontro de Formação.