Procedimento de de circulação extracorpórea é realizado novamente na Santa Casa de Sorocaba

A Santa Casa realizou novamente, em sua UTI (Unidade Terapia Intensiva), o (ECMO) procedimento de circulação extracorpórea, foi a segunda vez que tal feito ocorreu em Sorocaba.

A ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como um pulmão artificial, para poupar os órgãos do paciente durante o tratamento. Para imitar a função natural com eficiência, ele possui um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor, que ficam instalados fora do corpo.

O procedimento foi realizado em mulher de 28 anos, que sofre de problemas respiratórios e que estava há dias internada em nossa UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Só foi possível a realização desse procedimento, devido uma solicitação da Santa Casa de Sorocaba para a equipe de Terapia Intensiva, especializada em Extracorpórea do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) tem como objetivo principal mudar a evolução de casos extremamente graves. Graças ao empenho da equipe médica do Hospital das Clínicas de São Paulo: Larissa Carvalho, Bruna Alladio, Carine de Faria, Luís Carlos Cardozo Júnior, Marcelo Park e Pedro Mendes, além da equipe Médica e de Enfermagem da Santa Casa, o procedimento foi um sucesso. Agora, é só acompanhar a evolução da paciente e dar a assistência necessária.

A ECMO

A ECMO pode ser utilizado no intraoperatório e em alguns casos de pós-operatório de cirurgia cardíaca. É um procedimento extremamente especializado que pode ser utilizado em casos em que não é possível aumentar o oxigênio no sangue do paciente, mesmo oferecendo 100% nos ventiladores.