Rouparia da Santa Casa une tecnologia com excelência humana

A Rouparia da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba não para, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender toda a demanda do nosso Hospital. Existe toda uma logística para suprir as necessidades dos pacientes e dos funcionários que atuam nos setores do Hospital.

Danilo dos Santos é o gerente da Hotelaria e explica que hoje a Santa Casa não tem mais sua lavanderia, sendo que o serviço é terceirizado, diante da grande demanda. A empresa que atende o Hospital está situada em Jaguariúna.

Marli Cirino Pinto, que trabalha na Santa Casa há 18 anos é a coordenadora da Hotelaria, comandando dez funcionários na Rouparia. Ela explica que todo o “enxoval”, incluindo lençol, toalha, fronha, camisola, cobertor, uniforme são rastreados.

LOGÍSTICA

Benedita do Nascimento Pereira trabalha há 26 anos no Hospital e é a encarregada da Rouparia. Ela explica como funciona a logística do setor. Toda roupa que vem da lavanderia tem um chip de identificação. Quando ela chega no Hospital passa por um “portal” que lê todos os chips. Danilo Santos detalha que todas as roupas, incluindo uniforme, são rastreados.

Todas as roupas tem um chip e são rastreadas

A equipe da Rouparia separa todo o material e abastece o guarda-roupa das enfermarias, maternidade e UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo). Todo “enxoval” usado é colocado em um saco chamado Hamper.

Cada enfermaria, UTI e maternidade possui um guarda-roupa

Para saber quantos enxovais serão utilizados em um dia, Marli recebe da administração do hospital o que eles chamam de censo, que mostra a ocupação de todos os quartos, podendo ter uma estimativa do material que será utilizado. Esses dados são enviados duas vezes ao dia.

Segundo Benedita, o trabalho não para, principalmente porque em todos os quartos o primeiro banho ocorre às 7 horas e o guarda-roupa tem que estar abastecido para essa demanda. Conforme o material é utilizado, a equipe volta ao local para colocar as roupas. O pessoal da Rouparia é responsável por retirar a roupa suja e levá-la para o local onde serão retirados pela lavanderia e rastreadas novamente.

Conforme Danilo Santos, esse trabalho humanizado, juntamente com a tecnologia e logística, permite a Rouparia da Santa Casa ter uma rotina na qual os pacientes são bem atendidos, como também os funcionários, mostrando que todos os setores do Hospital são importantes.