Setor de Hospitalidade é o elo entre paciente e a Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba atende 100% SUS (Sistema Único de Saúde) e busca sempre a excelência no acolhimento e tratamento do paciente. Por isso, há dois anos começou a ser implantado o Setor de Hospitalidade, sendo esse o grande elo entre o paciente e o Hospital.

O supervisor do Setor de Hospitalidade, Vanderlei Simão de Oliveira, explica que os bons resultados estão aparecendo, graças ao empenho da equipe. Além de Oliveira, fazem parte da equipe: Gustavo Henrique F. P. A. de Araújo e Ângelo Bizarro, todos gerenciados por Conrado Puglia.

Para explicar para o público interno como funciona o Setor, foram realizadas apresentações. Primeiro para a equipe técnica de enfermagem, depois para a recepção, controle de acesso e por último para os gerentes.

PROTOCOLOS

Visando otimizar o serviço e na busca para não haver falhas, foram implantados diversos protocolos. Por exemplo, quando um paciente recebe alta, detalha Oliveira, um funcionário do Setor é acionado e confere se todos os documentos foram entregues ao paciente, como receita, exames, resumo da alta e até mesmo marca o retorno, se for o caso.

A Hospitalidade também é responsável pelo acolhimento dos pacientes que vão fazer uma cirurgia eletiva, observando se está tudo higienizado, porque dentro do Hospital os pacientes utilizam roupa de cama e pessoal da Santa Casa, para evitar contaminação.

AMBULÂNCIAS

Também faz parte do Setor de Hospitalidade o agendamento de ambulâncias, tanto para transportar pacientes totalmente acamados para casa, como para fazer exames e procedimentos fora do Hospital, como hemodiálise. O Setor de Manutenção para resolver problemas nos quartos, também é acionado pela Hospitalidade.

Concluindo, o Setor de Hospitalidade é responsável por manter em seu devido lugar, as cadeiras de rodas e de acompanhantes, que foram identificadas com cores diferentes para cada ala da Santa Casa.

O horário de funcionamento do Setor de Hospitalidade é de segunda a sexta das 8 às 23 horas; sábado das 8 às 17 horas; e aos domingos das 14 às 18 horas.