Tecnologia da Informação é o cérebro do hospital

Assim como o corpo humano, onde todos os órgãos têm a sua função e têm que viver em harmonia, assim é na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Não podemos citar uma área sem nomear outra, porque tudo é um grande conjunto de ações trabalhando ao mesmo tempo.

Nessa analogia do corpo humano com um hospital, vamos falar de um setor fundamental, a qual podemos até denominar de cérebro, que é o setor de TI (Tecnologia da Informação). Nessa área o maestro da Santa Casa é o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, pela Faculdade Anhanguera; especialista em gestão de tecnologia da informação pela XPE Educação; pós-graduando em Informática em Saúde pela Unifesp, o coordenador de TI, Lessandro Melo de Lisboa.

 

Para Lisboa, a tecnologia é essencial para a área da saúde. “Ela é responsável por integrar todos os dados do paciente e trazer agilidade no diagnóstico e no tratamento. O TI é essencial para manter todos os sistemas e equipamentos em pleno funcionamento e prover treinamentos de usabilidade junto às áreas do negócio”, detalha.

O coordenador vai mais longe e diz acreditar que o setor de tecnologia é primordial para a Santa Casa de Sorocaba e demais hospitais filantrópicos. “A integração eficaz da tecnologia na saúde, não apenas melhora a eficiência dos serviços, mas também tem o potencial de salvar vidas, reduzir custos e promover uma abordagem mais proativa para o cuidado da população”.

 

A equipe

A área de TI da Santa Casa é composta por treze profissionais, divididos em quatro áreas da tecnologia: infraestrutura e sustentação, análise de sistemas, desenvolvimento de sistemas e suporte.

A equipe é grande, mas a demanda do departamento é enorme “e exige que nosso time esteja preparado para os mais diversos desafios e que devem ser tratados com rapidez e agilidade. A equipe é muito unida, dedicada e está em constante aprendizado para apoiar o Hospital”.

Não podemos de deixar de citar a interação do TI com as áreas assistenciais, que vem sendo adotada por vários hospitais e traz um ganho significativo na implantação de soluções e no apoio ao usuário final.

 

Equipamento e programas

Atualmente a Santa Casa de Sorocaba tem cerca de 450 microcomputadores, 10 servidores físicos, mais de 20 servidores virtuais e mais de 180 outros equipamentos que compõem o parque de TI.

O Hospital também faz uso de vários sistemas, sendo que dois são principais para o funcionamento da instituição: PEP – Prontuário eletrônico do paciente. Utilizado por todas as áreas assistenciais e o Sistema de gestão hospitalar voltado para as áreas administrativas.

Lisboa detalha que além dos sistemas mencionados, existem vários outros que se integram para o bom funcionamento do Hospital, como os sistemas de diagnóstico por imagem, análises clínicas, recursos humanos, controle de acesso e vários outros aplicativos menores, mas de grande importância.

O setor de TI também desenvolve sistemas e aplicativos, que atendem as demandas de recursos humanos, painéis de indicadores e outras necessidades específicas. “Contamos com um site que é alimentado por nosso setor de Comunicação e provê serviços como as informações sobre o dia a dia do Hospital, solicitação de prontuários de pacientes e o nosso portal da transparência”.

 

24 horas no ar

 

O setor de TI trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e atende através de chamados técnicos utilizando ferramentas de suporte. Lisboa explica que o setor não pode parar, pois o Hospital tem dependência dos sistemas e uma eventual falha comprometeria vários processos da instituição. Por isso, os técnicos estão sempre apostos para atender os chamados.

Para evitar que isso ocorra, a Santa Casa adotou técnicas de redundância nos serviços de TI e monitoramento externo 24 X7, onde somos informados de qualquer situação adversa em nosso ambiente, sendo possível agir proativamente. Soma-se a isso as contingências adotadas por cada área da instituição e que são acionadas para evitar danos maiores aos processos.

Estamos trabalhando para aumentar a nossa disponibilidade e evitar intercorrências em nosso ambiente de TI.