Ibrapper capacita enfermeiros da Santa Casa sobre ostomizados

Os enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba estão sendo capacitados pela Ibrapper, uma Organização Não Governamental da Sociedade Civil que oferece apoio voluntário na área Social, Saúde e Terapêutica a pessoas com câncer e ostomizados em situação de vulnerabilidade há mais de 22 anos.

A enfermeira voluntária da Ibrapper, Mariana Brach er Pasquini, foi responsável pela palestra “Capacitação de Cuidados com o paciente ostomizado”. Lembrando que o padre Flávio Júnior, presidente da Santa Casa de Sorocaba, fechou parceria com a entidade através de sua presidente Cleide Machado, para os pacientes ostomizados do Hospital do Câncer Divina Misericórdia sejam atendidos pela entidade.

Pasquini falou sobre o trabalho da Ibrapper que em 2021 atendeu 670 pessoas; em 2022 atendeu no ano 909 pacientes; e agora atende 600 pacientes por mês, sendo pessoas de toda região de Sorocaba.

A enfermeira também explicou a diferença da colostomia, que fica na maioria das vezes do lado esquerdo e tem fezes pastosa e a Ileostomia, quando as fezes são liquidas e a bolsa fica no lado direito.

Os enfermeiros aprenderam como ensinar o autocuidado para o paciente e familiares em relação às ostomias. Antes dessa parceria com a Ibrapper os pacientes ostomizados eram encaminhados para as UBSs (Unidade Básica de Saúde).

A enfermeira Pasquini também alertou que o paciente ostomizado tem dois anos para reverter a situação, mas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a cirurgia pode demorar quatro anos.

O enfermeiro horizontal, André Augusto Galvão, organizador das palestras de capacitação, destaca a importância dessa parceria do Hospital Divina Misericórdia e a Abrappes para os benefícios dos ostomizados.