Agosto Dourado

Anualmente, no mês de Agosto, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

O Slogan para 2019 – definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA) -, é: “Empoderar os pais, favorecer a amamentação, agora e para o futuro!”

Essa proposta visa enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares de convívio mais próximo, dos profissionais de saúde, da sociedade – e não somente da mãe -, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, e de forma complementar até os dois anos de idade.

A Amamentação é um momento único e especial, pois além de oferecer uma alimentação rica em nutrientes exclusivos e necessários para a vitalidade do bebê, fortalece o vínculo familiar.

De acordo com a UNICEF, as crianças que recebem o leite materno possuem melhor desenvolvimento e apresentam relativo aumento da inteligência em relação a crianças não amamentadas nessas condições. O leite materno, além de prevenir alterações ortodônticas, de fala, e diminuir a incidência de cáries, também diminui as chances da criança desenvolver alergias. E uma outra grande vantagem do Aleitamento Materno exclusivo, é a de que, com ele,não há necessidade de complemento de outros leites ou alimentos, até os 6 meses de vida; o bebê é nutrido, hidratado e também recebe atenção e carinho.

Segundo a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dra. Elsa Giugliani, o tema norteará as iniciativas para promover o empoderamento dos pais, sem distinção de gênero.

“Existem muitas barreiras para a prática ideal da amamentação, sendo uma das maiores a falta de apoio aos pais, em especial no trabalho. O aleitamento materno é um esforço de equipe, que requer o conhecimentode informações baseadas em evidências científicas, e uma cadeia calorosa de apoio. É preciso informar sobre a íntima relação entre a proteção social parental e a amamentação”, afirma o texto de apresentação da SMAM 2019, divulgado pela Waba.

Nós, profissionais de saúde, temos um papel importante no acompanhamento dos pais e bebês no decorrer deste processo, empoderando a família sobre vários aspectos, sanando suas dúvidas, medos e crenças infundadas, orientando com competência o manejo da lactação.

Para que este momento se torne especial e seja feito de forma harmoniosa, é necessário que a família toda se envolva nesta fase especial em que a mulher se encontra, pois trata-se de um momento único, cheio de descobertas e troca de carinhos, que podem ser compartilhadas entre todos os envolvidos.

Enfª. Ana Paula Uzar Almeida Girardi

Enfª. Sandreli Ap. de Oliveira Rodrigues