Farmacêutico: Um profissional que entrega muito mais que remédio

Alguns dos profissionais representando toda Equipe da Farmácia da Santa Casa e UPH Zona Leste

Com toda a dedicação e carinho, os farmacêuticos prestam um serviço essencial para os hospitais. Seja dentro ou fora da farmácia, eles são responsáveis por toda medicação que chega aos pacientes. Diferente das farmácias comuns, a farmácia hospitalar interage diretamente com a equipe médica e a de enfermagem, visando a segurança de todos que precisam de algum tipo de remédio.

Aqui na Santa Casa de Sorocaba, a equipe de Farmácia atende a todos os pacientes internados e os da Oncologia. Os medicamentos passam por um planejamento de compra mensal e são fornecidos por uma distribuidora ou pelos próprios laboratórios solicitados. O remédio para chegar às mãos da Enfermagem, passa pelos Auxiliares de Farmácia, que leem a prescrição do médico e conferem se está tudo em ordem. É um trabalho que requer muita atenção para que não ocorra nenhum erro. Apesar dos Farmacêuticos não terem contato direto com os pacientes, Caroline Alonso, Farmacêutica responsável técnica na Santa Casa de Sorocaba, garante ser um trabalho muito recompensador e gratificante. “É muito satisfatório, principalmente no momento em que estamos vivendo, em que onde todos estão apreensivos. Mas estar todos os dias tendo o cuidado para que tenhamos os medicamentos necessários para suprir toda essa demanda, já é recompensador”, conta Caroline.

Todos os dias chegam, em média, 400 pessoas que precisam de algum tipo de medicamento na UPH Zana Leste – Unidade Pré Hospitalar, administrada pela Irmandade da Santa Casa de Sorocaba. Para que ninguém fique sem atendimento, é fundamental a união entre as Equipes. “É muito importante frisar essa interação; o Farmacêutico sozinho não faz nada, o Enfermeiro não faz nada sozinho, o Médico sozinho não faz nada. Para se obter um resultado de segurança para o paciente, precisa haver união de multi equipes”, explica Danielle Leite, Farmacêutica responsável técnica na UPH.

Entre a Santa Casa e UPH Zona Leste são 77 funcionários que atuam na área. Há os que gerenciam a Equipe, o estoque, fazem os controles administrativos e há os Farmacêuticos clínicos, responsáveis por olhar todas as prescrições médicas, além de auxiliarem no suporte das equipes. Danielle conta que os funcionários passam por uma preparação, principalmente nesse momento de pandemia. “Sempre estamos orientando as equipes sobre o uso correto de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Todos os setores estão bem interligados para agirem sempre de acordo com a Vigilância Sanitária. Orientamos os Funcionários a quando chegar em casa, tirarem a roupa e tomarem um banho, e não chegar abraçando a família. Nessa situação a gente deve fazer isso e considerar outras medidas de segurança, também.

“Eu escolhi Farmácia na 7ª série”

No dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico no Brasil, uma data muito especial para eles. “ Escolhi Farmácia na 7ª série! Eu me sinto realizada. Nunca tive dúvida sobre a minha profissão. Gosto muito, apesar de ter várias barreiras e vários empecilhos. Aprendi a gostar de hospital, entrei no mundo do hospital pensando: “meu Deus, o que eu vou fazer aqui, que loucura”. É uma área muito versátil, na qual você não fica acomodado; e isso traz muita experiência profissional, é muito gratificante… é maravilhoso”, comenta Danielle sobre a sua escolha em ser Farmacêutica. Ela conta que passa a importância da profissão para toda a Equipe dentro da unidade hospitalar; quando alguém pergunta qual é a sensação de ajudar a salvar vidas, Danielle responde: “De gratidão, é muito gratificante a nossa área. Apesar de  ficarmos ali nos bastidores, sabemos da importância do nosso trabalho lá dentro para dar o conforto para aos pacientes”.