Funcionária da Santa Casa e a cura do câncer de mama

 

 

 

O câncer é uma doença que assusta muito as pessoas, mas o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas. Por isso, a importância da campanha Outubro Rosa para conscientizar as mulheres a fazerem exames preventivos, que é fundamental para a cura.

Em 2006, aos 41 anos, Sueli Aparecida Dias Baptista Guerra, hoje ela está com 58 anos, funcionária da Farmácia da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba – em março de 2024 vai completar 28 anos no hospital -, foi fazer sua primeira mamografia e descobriu um carcinoma ductal (tumor derivado das células de revestimento dos ductos mamários e representa 80 a 90% dos cânceres de mama) de mama grau 2 com invasão vascular.

O tratamento de Sueli durou um ano e meio. Ela foi tratada pelo médico mastologista Dr. Luis Antônio Guimarães Brondi. A quimioterapia ela fez na clínica IOS , acompanhada pelo Dr. Carlos Eduardo de Moura. Já a radioterapia foi realizada na Nucleon. Sueli retirou 345 gramas da mama direita (quadrantectomia) e 17 linfonodos da axila, todos benignos

 

O medo

Nenhuma pessoa da família da Sueli teve câncer, afinal essa é a primeira pergunta que os médicos fazem, porque a doença também é hereditária. O medo afligiu Sueli. “No começo, quando eu descobri o câncer, eu senti muito medo. Medo de morrer”.

Sueli relembra que na semana que foi saber o resultado da biópsia, ficou muito mal. “Eu fiquei muito assustada”. A família ficou triste e preocupada. “Eu via a tristeza no olhar de todos. Eu me fazia de forte, mas só Deus sabia o que eu sentia”.

Uma semana depois do resultado da biópsia, Sueli, que é evangélica, foi com sua mãe a igreja. Ela conta que o pastor chamou um rapaz para louvar na hora de recolher as ofertas. “Eu fechei os olhos durante a oração e pedi a Deus uma palavra para confortar o meu coração, pois eu estava com muito medo, angustiada”

Emocionada, Sueli relata que começou a folhear a bíblia e sem olhar colocou o dedo aleatoriamente no livro sagrado. No mesmo momento o rapaz que foi chamado para orar disse: irmãos eu não sei para quem é essa palavra, mas Deus manda eu falar.

O trecho da bíblia escolhido foi o mesmo que Sueli tinha aberto. “Eu só fui acompanhando com os meus olhos. Meu dedo estava bem em cima do salmo 18”. O trecho lido falava sobre a angústia, o medo, a morte. Terminando com o seu clamor chegou perante a sua face ( Cristo)”.

 

Sueli quando usou peruca

 

Experiência de vida

Questionada o que diria a uma pessoa com câncer, Sueli relembra a sua fé. “Eu falaria para essa pessoa, e falo ainda. Deixe nas mãos de Deus. Tenha fé. Ele é fiel. Faça tudo que o médico mandar, e nunca esqueça o principal: Deus.

Bruna, filha de Sueli, é confeiteira e fez um lindo vídeo homenageando a mãe. “Eu fiquei muito emocionada (com o vídeo) veio as lembranças. Choro toda vez que assisto o vídeo, me emociono”.

Sueli conclui dizendo que “a minha lição de vida é que não adianta você ter tudo, ter sua casa, seu carro, sua família, se você não tem o principal: saúde. Eu dou mais valor para vida”.