Uti Neonatal associa Musicoterapia ao Método Canguru

Além dos diversos benefícios fornecidos ao binômio mãe e filho, a ênfase na humanização traz qualidade e eficácia na assistência.

O Método Canguru consiste em uma metodologia humana, utilizada para aproximar o binômio mãe e filho ou pai e filho, reunindo fatores ambientais, psicológicos e sociais. Essa técnica  pode ser utilizada em bebês prematuros,e também em bebês que nasceram a partir de 37 semanas de gestação. Embora ambos se beneficiem, os benefícios são  maiores para os prematuros.

O bebê é colocado no colo desnudo da mãe ou pai em posição vertical,recoberto por uma faixa de tecido. Nesse momento a luz do ambiente é diminuída,proporcionando maior tranquilidade ao momento.

Juntamente com essa prática, foi introduzida a Musicoterapia, que consiste em reproduzir canções de ninar apropriadas aos ouvidos dos bebês, em som ambiente.

Sabemos que os benefícios do Método Canguru e da Musicoterapia, embora técnicas distintas, favorecem a regulação da temperatura corporal,fortalecem o sistema de imunização do bebê, fortalecem o vínculo mãe e filho, estimulam a prática do aleitamento materno,reduzem o tempo de internação, favorecem o ganho de peso, e reduzem o estresse do bebê diante de tantos procedimentos invasivos a que o mesmo é submetido durante a internação.

A junção dessas técnicas reduz a ansiedade e o estresse materno – permitindo uma estadia mais saudável-,e favorece o bem estar físico e mental da Equipe de Saúde, pais e recém-nascido.

 

Autora: Enfermeira Neonatologista Talita Ribeiro

COREN: 250748