Voluntários: Uma ação de amor

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, durante o governo do ex-presidente José Sarney. Essa data especial reconhece o trabalho excepcional dessas pessoas que se dedicam a fazer o bem, doando seu tempo aos mais necessitados.

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba é um grande exemplo do trabalho de voluntariado. Desde o início da gestão do padre Flávio Júnior, o voluntariado passou a fazer parte do Hospital, tendo a frente Benedita Aparecida Rossi, a Bene, coordenadora do Voluntariado. A ata instituindo esse trabalho data de 18 de junho de 2018.

Padre Flávio Júnior, gestor da Sana Casa

Hoje a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba conta com 48 voluntários ativos. Uma parte deles trabalha diretamente no Hospital em setores como rouparia, nutrição e até mesmo na enfermaria, como acompanhante de pacientes.

Há também os voluntários arrecadadores, que também têm papel fundamental na ação. Eles são responsáveis por arrecadar entre amigos produtos que a Santa Casa esteja necessitando, comenta Bene, como retalhos, brindes que são distribuídos em datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal. Já as artesãs, que são quatro, montam com todo carinho as lembrancinhas que serão distribuídas nessas datas especiais. Enxovais para gestantes carentes, colchas de retalhos, tudo é produzido pelos voluntários.

DIGITADORES

Outro grupo voluntário que trabalha em casa são os digitadores de nota fiscal. A Santa Casa como entidade é cadastrada no programa Nota Fiscal Paulista. Existem os doadores automáticos que no momento que fazem uma compra e colocam o CPF parte do imposto pago vai para o Hospital, sendo o valor repassado mensalmente.

Mas a Santa Casa também faz um trabalho de arrecadar, principalmente no comércio, as notas fiscais que estão sem CPF. Essas notas têm que ser digitadas no site do Nota Fiscal Paulista e os voluntários fazem esse trabalho “home office”, o que traz retorno financeiro para o Hospital.

Vale lembrar que para ser voluntário na Santa Casa, destaca Bene, a pessoa tem que fazer um curso preparatório e conhecer o estatuto do voluntariado. Passando por essa capacitação a pessoa estará apta a exercer o papel de voluntário.

A EMOÇÃO

Questionada sobre momentos de emoção dessa doação de amor, Bene não esconde que o Dia de Natal é sempre muito importante, mas outras datas também emocionam. “A pessoa está internada no Hospital e não espera receber o carinho dos voluntários”. Ela relata que os voluntários visitam os quartos e entregam uma casinha com o menino Jesus. Tudo isso ao som de um violinista.

Essa importante ação no Natal envolve dezenas de pessoas que arrecadam tecidos, palito de sorvete, manta acrílica e depois entram em uma linha de produção para fazer a manjedoura que é entre aos pacientes. Um trabalho que envolver muito amor.

Em todo esse trabalho, Bene lembra da colaboração fundamental dos fiéis do Santuário São Judas Tadeu, que no que podem colaboram com o Hospital, lembrando que o padre Flávio Júnior é o pároco do local.

ENCONTRO ECUMÊNICO

Como parte das atividades comemorativas ao Dia do Voluntariado, na próxima terça-feira (29), das 8h30 às 11h30, acontece no Hospital um Encontro Ecumênico, das 8h30 às 11h30, aberto para capelães e visitadores religiosos. Confirme presença pelo telefone (15) 99615-9520.